Procedimento para Partida e Parada de Geradores em um Navio
Um gerador em um navio é conhecido como o coração do navio. Gerador do
navio requer cuidado especial, atenção e manutenção para um funcionamento
efetivo e econômico. Além disso, quando se trata da operação de um gerador num
navio, é um jogo totalmente diferente.
Diferente dos
geradores convencionais que usamos só em terra, um gerador do navio requer um
procedimento especial para partida e parada. Embora não seja muito complexo, o
processo requer um sistema a ser seguido etapa por etapa . Se saltarmos ao menos
uma única etapa pode ocorrer falha na partida ou parada do gerador e pode até
levar a um “Black-out”, uma situação que todos nós no navio tentamos fazer o
máximo para se manter afastado. Neste artigo, trazemos um procedimento preciso,
etapa por etapa para partida e parada de um gerador no navio.
Procedimento de partida do gerador
Partida Automático
- 1. Este método só possível se uma quantidade de ar suficiente estiver disponível. As válvulas de ar de partida e intertravamento estão operando como na operação de uma catraca do MCP.
- 2. Neste método, o operador não tem muito o que fazer, já que o gerador parte por si só dependendo da ecessidade de carga.
- 3. No entanto, durante Manobras e em áreas restritas, o operador tem de partir o motor indo até o Sistema de Gerenciamento de Potência (PMS) comuputadorizado. Uma vez que esteja na página (seção) do sistema de potência, o operador precisa ir até a página do gerador e clicar no botão start.
- 4. No sistema PMS, a automação segue a sequência de partida, ajustando a tensão e freqüência do gerador que está entrando no barramento e o mesmo assume a carga automaticamente.
- 5. No caso de uma condição de blackout outra condição adversa, o operador deve iniciar a partida do gerador manualmente.
Partida Manual
O processo manual é totalmente diferente do sistema de arranque
automático. Os seguintes passos devem ser
seguidos.
- 1. Verifique se todas válvulas necessárias e linhas estejam abertas e que nenhum intertravamento esteja ativo no gerador antes de operá-lo.
- 2. Geralmente antes de se dar partida no gerador os rubinetes estão abertos e faz-se uma pequena injeção de ar com a alavanca de partida. Depois disso, a alavanca é trazida de volta à posição zero, o que garante que não há qualquer vazamento de água no gerador (observa-se o escape de ar pelos rubinetes e avalia-se a presença de água no interior das câmaras de combustão). O vazamento pode ser dos cabeçotes, camisas ou do turbosoprador.
- 3. A etapa é realizada colocando-se o controle para a posição local e então o gerador é partido no local.
- 4. Caso encontre-se algum indício de vazamento de água, deve se reportar ao chefe de máquinas para que providências posteriores sejam tomadas.
- 5. Em praças de máquina, na qual existam detectores de neblina do sistema de combate a incêndio instalados, este procedimento não é seguido porque quando se desse a partida com os rubinetes abertos, uma pequena quantidade de fumaça é liberada dos cabeçotes a qual pode levar a um alarme de incêndio falso, resultando na liberação de neblina na área específica.
- 6. Depois de se proceder à inspeção quanto a vazamento, se assim foi procedido, os rubinetes devem ser fechados e o gerador é novamente dado partida pelo painel local.
- 7. O gerador então gira na condição de carga zero por algum tempo, algo em torno de 5 minutos.
- 8. Depois disso o controle do gerador é posto no modo remoto.
- 9. Se a automação do navio estiver em operação depois de se colocar no modo remoto o gerador irá receber carga automaticamente depois de inspecionar os parâmetros de tensão e freqüência.
- 10. Se isto não ocorrer automaticamente, então alguém deve ir até o painel do gerador na sala de controle da praça de máquinas (CCM) e inspecionar os parâmetros.
- 11. Os parâmetros verificados são tensão e freqüência do gerador que ta entrando no barramento.
- 12. A freqüência pode ser aumentada ou diminuída pelo controlador de freqüência ou controle do regulador de velocidade no painel.
- 13. O gerador que ta entrando é marcado no sincronoscópio para ser observar se o mesmo está girando rápido ou lento, o que significa que sua freqüência está alta ou baixa.
- 14. No sincronoscópio, observa-se se o ponteiro se move na direção dos ponteiros do relógio ou na direção oposta.
- 15. A direção dos ponteiros do relógio significa que está girando rápido e o contrário significa que está girando lento.
- 16. Geralmente o disjuntor é ligado quando o ponteiro se move na direção do ponteiro do relógio muito vagarosamente e quando estiver na posição de 11 horas.
- 17. Este processo deve ser feito sob a supervisão de um oficial de quarto experiente se alguém estiver executando o procedimento pela primeira vez, já que se isto for feito de forma errada o blackout pode ocorrer o que pode levar a acidentes, se o navio estiver operando em áreas restritas.
- 18. Uma vez que isto seja feito, a carga do gerador será dividida quase que igualmente entre os os geradores que estiverem no barramento
- 19. Depois de tudo os parâmetros do gerador são inspecionados quanto a qualquer anormalidades.
Procedimento de parada
Neste procedimento o gerador é parado dirigindo-se ao sistema PMS no computador e pressionando-se o botão
stop a fim de que se pare o gerador.
Procedimento Automático
- 1. Isto é pra ser seguido somente quando dois ou mais geradores estiverem em operação
- 2. Mesmo que você tente para o único gerador que esteja em operação ele não vai obedecer devido a um dispositivo interno de segurança. A segurança significa portanto prevenir um blackout.
- 3. Quando o botão de parada for pressionado a carga é gradualmente reduzida pelo PMS e depois de seguir o procedimento o gerador é parado.
Procedimento Manual
- 1. Neste procedimento o gerador a ser parado, é posto sem carga a partir do painel do gerador na sala de controle (CCM).
- 2. A carga é reduzida vagarosamente pelo controle do regulador no painel.
- 3. A carga é reduzida até que mostre-se abaixo de 100 kw no painel.
- 4. O gerador deve girar mais 5 minuto na condição sem carga e o botão de parada é pressionado no painel
- 5. O gerador é então parado.
ÓTIMO E COMPARTILHADO!
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