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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A PROFISSÃO DO OFICIAL DA MARINHA MERCANTE ou O OFICIAL DE MÁQUINAS E SUAS ATIVIDADES

Olá, vou descrever aqui as atividades inerentes ao Oficial de Máquinas da Marinha Mercante. Ao final estarei postando a tabela de remuneração atual vigente na empresa que trabalho.



VISÃO GERAL DA MARINHA MERCANTE
Salário atraente, possibilidade de conhecer muitos países, intercâmbio com outras pessoas e culturas, sensação de contribuir com seu trabalho para o comércio exterior e o desenvolvimento econômico, além de um dia a dia que envolve o contato com equipamentos e tecnologias de ponta são alguns dos principais atrativos da carreira de oficial de marinha mercante.

Esse mercado de trabalho está aquecido, tendo em vista o grande aumento no volume de cargas transportadas por via marítima nas últimas duas décadas, no bojo do processo de globalização. No Brasil, em particular, esse mercado de trabalho está crescendo em função dos projetos de ampliação da frota nacional de cargueiros e petroleiros, para fazer face ao aumento da demanda por transportes. Vale lembrar que mais de 90% de nossas exportações e importações são feitas pelo mar.
O mercado também está em expansão por força do desenvolvimento do setor de petróleo off shore (Bacias de Campos e Santos), devendo ganhar a partir de agora um grande impulso em função da prospecção de petróleo na camada do pré-sal. O segmento off shore já vem crescendo a uma taxa anual média de 10% nos últimos anos, mesmo sem a entrada em operação dos poços do pré-sal.
Assim como os grandes cargueiros portacontêineres, os graneleiros, as embarcações de carga geral e os petroleiros, os navios de apoio às plataformas de petróleo são tripulados por oficiais de marinha mercante. De acordo com o Sindicato Nacional dos Oficiais de Marinha Mercante (SINDMAR), entidade que reúne cerca de 7 mil associados em todo o país, o mercado de trabalho tem capacidade para empregar cerca de 300 novos profissionais a cada ano, sem risco de déficit ou gargalo.
As perspectivas tendem a melhorar. A Transpetro – maior armadora nacional – tem em encomenda cerca de 26 petroleiros, navios que demandarão novos tripulantes. A cabotagem – navegação entre portos nacionais – e o longo curso também apresentam perspectivas de crescimento, já que a crise global iniciada em 2008 começa a ser superada.


A FUNÇÃO DO OFICIAL DE MÁQUINAS - O Brasil é signatário de acordos internacionais (incluindo as regulamentações da Organização Marítima Internacionalque obrigam à formação de oficiais para desempenhar as funções inerentes à tecnologia mecânica existentes em navios mercantes. Veja isto como necessário a existência de um quadro funcional com especialização em máquinas e motores marítimos. Mas, como vimos no artigo anterior, o motor marítimo não é nada mais do que um motor Diesel tradicional a 2 tempos, normalmente, em grandes dimensões, arranjado numa imensa praça de máquinas junto a diversos equipamentos auxiliares.

A função do oficial de máquinas é ter o conhecimento necessário e aplicá-lo à boa condução deste motor e dos equipamentos auxiliares como os sistemas de vapor, quando utilizados, os sistemas de óleo  para consumo deste motor, os sistemas de lubrificante, produção de água destilada, entre outros. Além desta parte operacional dos sistemas, o Oficial de Máquinas necessita desempenhar as funções voltadas à manutenção preventiva e corretiva destes equipamentos, portanto, desempenha ainda as funções semelhantes à de um mecânico industrial.

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante no Brasil (EFOMM), é uma das melhores do mundo e conta com alta tecnologia.
A formação de profissionais no campo da navegação é completa. A preparação e o ensino vão do auxiliar de convés, ao posto máximo que é de Capitão de longo curso (Comandante), além de oferecer vários cursos de atualização e capacitação do profissional, dando todo suporte técnico e amparo a todas as necessidades ao navegante.
Para ingressar na EFOMM, o candidato deverá ser aprovado no Processo Seletivo, o qual tem início com a inscrição e término com a aprovação no Período de Adaptação e efetivação da matrículo no primeiro ano do curso.
A partir da matrícula, os alunos passam a receber uma remuneração mensal, cujo valor está previsto na Lei de  Remuneração dos Militares.
Após o ingresso, o aluno da EFOMM poderá cursar:
NÁUTICA - Destinado a formar o Oficial de Náutica, a quem compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; e
MÁQUINAS - Destinado a formar o Oficial de Máquinas, habilitando-o a conduzir e manter as instalações de máquinas do navio.
Todos os outros profissionais da Marinha Mercante também podem chegar ao Oficialato, basta fazer todos os cursos de atualização e ser indicado ao cargo.


Para mais informações visite os sites do CIABA e do CIAGA:

https://www.ciaba.mar.mil.br/
www.ciaga.mar.mil.br/


O MAIOR MOTOR DIESEL DO MUNDO


O Wärtsilä-Sulzer RTA96-C é o motor Diesel mais potente do mundo atualmente. É de dois tempos, turboalimentado com sistema de injeção Common-Rail e é o mais eficiente que já se conseguiu construir. Fabricado em Aioi, no Japão, pela Diesel United com tecnologia Wärtsilä, de cujo site essas imagens foram colhidas, o RTA96-C impressiona.
Está sendo produzido em versões de 6 a 14 cilindros em linha. Foi projetado inicialmente para aplicação em navios porta-container, mas encontra  utilização em qualquer grande embarcação similar propelida por um único motor.
Alguns dados impressionantes:
Diâmetro da Camisa: 960 mm
Curso do Pistão: 2.500 mm
Cilindrada: (volume de um único cilindro) = 1.820 litros. (Mais do que mil motores automotivos 1.8). Para a versão de 14 cilindros, a cilindrada total é 25.480 litros!
Potência por cilindro: 7.780 HP. Para a versão de 14 cilindros, são 108.920 HP (Com essa potência é possível tocar uma frota de uns 800 ônibus urbanos).
Peso total para a versão de 14 cilindros: 2.300 toneladas (A árvore de manivelas sozinha pesa 300 toneladas).
Comprimento: 26,53 metros
Altura: 13,52 metros (Isso é mais do que um prédio de 4 andares!)
Rotação: 92 a 102 RPM
O consumo específico de combustível é de 120 a 126 gramas por HP por hora. Este é o consumo específico mais baixo de que se tem conhecimento, para qualquer motor Diesel, o que resulta num rendimento térmico superior a 50%. Para se ter uma idéia de comparação, os motores automotivos e de pequenas aeronaves tem consumo específico de combustível entre 182 e 272 gramas por HP por hora, com eficiência térmica de 25 a 35%. Apesar da alta eficiência, quando a plena carga este colosso consome 6.284 litros (1.660 galões) de óleo pesado por hora.

Os componentes internos deste motor tem algumas diferenças em relação aos motores Diesel automotivos e estacionários conhecidos.
A cabeça da biela não é diretamente ligada ao pistão. Há uma articulação entre a biela e uma haste que se fixa ao pistão. Dessa forma, os esforços do conjugado mecânico não são transmitidos às camisas dos cilindros, o que elimina o desgaste lateral conhecido como ovalização.
Os pistões são arrefecidos a óleo, como nos motores estacionários menores mas tem coroas de aço forjado e as câmaras  de combustão têm 3 injetores  simetricamente dispostos nos cabeçotes.
Os mancais fixos têm casquilhos de 965 mm de diâmetro e largura de 406 mm.


Instalação da árvore de manivelas de 300 toneladas. O cárter é do tipo estrutural, servindo como berço dos mancais principais, cujos casquilhos são revestidos com metal branco

O sistema de suprimento de combustível incorpora as bombas de combustível dispostas num arranjo em "V" e as bombas hidráulicas de alimentação dos servo-controles montadas na extremidade direita.
Cada cilindro conta com um conjunto de controle da combustão, composto de:
A = Atuador hidráulico da válvula de escape, montado na galeria de óleo de comandos;
B = Unidade de controle dos injetores, montada na galeria de combustível;
C = Galeria de óleo de controle e
D = Tubo de retorno de óleo de controle e de comandos.
Com o aproveitamento do calor dos gases de escape do RTA96C, é acionado um turbogerador de 9.860 kW. A planta é composta por uma turbina diretamente acionada pelos gases de escape (esquerda) combinada com uma turbina a vapor, acionada por vapor gerado com o calor dos gases de escape (centro) e o alternador (direita).

Até a próxima