Quem sou eu

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

GPA 688SC PSV (4500 PSV) – Novos navios PSV para a frota brasileira

GPA 688SC PSV (4500 PSV) – Novos navios PSV para a frota brasileira

O GPA 688SC PSV foi projetado para atender as exigências  Petrobras para embarcações do tipo PSV 4500. O navio, medindo 88 metros de comprimento de linha d'água, oferece acomodações para 30 pessoas. Os navios estão equipados com propulsão diesel-elétrica, resultando em menor consumo de combustível do que os sistemas de transmissão direta, produzindo muito menos poluição. Para cumprir as exigências da Petrobras para o PSV 4500, GPA (Guido Perla & Associates, Inc.)  desenvolveu um visual moderno navio, o GPA 688SC PSV, com um arranjo especial de superestrutura.

Este projeto tem a capacidade de ser transformado no PSV3000 (GPA 675 PSV), outro navio especificado pela Petrobras, simplesmente trocando a seção central. Esta característica é extremamente valiosa para o estaleiro uma vez que proporciona um elevado grau de flexibilidade na produção pela manutenção de uma grande parte do casco para o outro modelo (PSV3000), reduzindo assim o custo de produção e aumentando a eficiência de construção. O GPA 688SC PSV, medindo 90,00 metros de comprimento total,  88,00 metros de comprimento da linha d'água e tem um peso morto de 4.500 MT (Toneladas Métrica). Os navios serão equipados com tanques capazes de transportar lama à base de óleo (1.160 m³ - Segregação 1), lama à base de óleo hidrocarbonado (290 m³ - Segregação 2) ​​lama à base de água (590 m³ - Segregação 3), ​​salmoura (1.494 m³ - Segregação 4 ). Além disso, os navios são equipados com tanques capazes de transportar água fresca (172 m3), sólido a granel (340 m3), óleo combustível de navio (261 m3), excesso de óleo combustível (55 m3), óleo de lubrificação ( 4.5 m3), óleo sujo (13,6 m3), água oleosa (13,6 m3), esgoto (13,4 m3), bem como lastro de navio (2.060 m3).


 
Os navios serão idealmente equipados para todas as condições com um sistema de propulsão diesel-elétrica, composta por motores MTU, propulsores da Schottel e o Centro de Controle de Máquinas do motor (CCM) pela EPD.
Funcionando com quatro geradores MTU com capacidade para 1.845 kW e um gerador de emergência MTU com capacidade para 176 kW, o GPA oferece vários benefícios para o operador uma vez que estes geradores fornecem uma solução poderosa, compacta, robusta e silenciosa. Eles também oferecem o custo-benefício e lucratividade mas elevados devidos a valores de consumo baixos, longos intervalos de manutenção, e um projeto de motor de baixa manutenção.
Esta configuração de propulsão é otimizada pela combinação de dois thrusters azimutais com capacidade para 2.500 kW e dois propulsores de túnel com capacidade para 900 kW entregues pela SCHOTTEL.

O Centro de Controle de Màquinas (CCM) fornecido pela EPD é testado previamente por completo, montado em container e concebido como uma arte integrante da estrutura do navio. Ela permite que o equipamento seja instalado e testado num ambiente controlado. Durante a construção, o CCM  é simplesmente arriado a bordo do navio, protegido e conectado à fonte de energia  e cabos de controle externo.
Os PSVs GPA 688SC, proporcionando acomodações para 30 membros da tripulação, terá a seguinte notação de classe ABS, +DPS-2, +A1, Navio de Apoio Offshore, Círculo E, +AMS  e +ACCU.

A Starnav Serviços Marítimos Ltda encomendou quatro PSVs GPA 688SC, os quais estão sendo contruídos em Itajai, Brasil, no estaleiro Detroit Brasil Ltda.
"Estamos muito animado para ver em breve vários navios de nosso projeto de operar para a Petrobras, maior empresa da América Latina e líder mundial no desenvolvimento de tecnologia avançada de produção de óleo em águas profundas e ultra-profunda. Nosso objetivo no GPA, como é com cada projeto de navio, era ser compatível com as necessidades e exigências da Petrobras, oferecendo  uma solução custo-competitivo e acreditamos ter atingido esse objetivo. Desde que entrou na indústria offshore quase 10 anos atrás, a GPA entregou projetos de navios com base em formas de casco simplificados e outros métodos de construção, tornando cada navio mais rentável sem comprometer a qualidade ou desempenho. Depoisa de quase 140 navios entregues, continuamos a entrar em novos mercados com nossos projetos e estamos orgulhosos de poder competir com empresas de maior arquitetura naval e engenharia em todo o mundo ", diz Paulina Alvarez, Gerente Geral da subsidiária GPA, em Santiago, Chile.
Os navios estão sob um contrato de 8 anos com a Petrobras e irão operar na Bacia de Campos no Brasi. A entrega  para o primeiro GPA 688 PSV está sendo esperado para Outubro de 2012 enquanto a série completa tem previsão de se completar em outubro de 2013

Confira aqui  e no resumo abaixo outras características dos navios.


Traduzido do original nos sites marinelink e gpai.


Vocè sabe como funcionam os motores com Exhaust gas recirculation (EGR), tipo os que equipam estes modernos navios. Não percam mais sobre este assunto no próximo blog. Enquanto isso não deixe de assistir o filme sobre os motores da MTU Series 4000 rail engine.