ADEUS LINHA DE EIXO. BEM VINDO
AZIPOD!
Com certeza todos
nós que trabalhamos em embarcações com linha de eixo, já passamos raiva e
sufocos com os problemas agregados a este sistema. Quem nunca teve
problema com aquecimento de mancal, vibração da linha de eixo,
falha nas caixas redutoras, avaria de bombas de lubrificação
das caixas etc...
Pois isto tudo é passado para muitos vapozeiros que hoje
trabalham em embarcações que lembram filme
de ficção.
Nas páginas a seguir trataremos de um assunto de extrema relevância
para nós da área de Máquinas e claro também para
Náutica, porém vamos ver a questão da tecnologia do
equipamento e não da sua relevância à
manobrabilidade do barco.
Primeiramente vamos definir o que é AZIPOD e qual a diferença
entre ele e o AZIMUTHAL.
Azipod® é marca registrada da ABB , termo que significa
"pod" + Azimuth , pod é devido ao formato do thruster
e AZI de azimuth por conta da capacidade de giro de 360º .
Propulsão AZIPOD do navio Freedom of the Seas.
|
O azipod é um motor elétrico fixado fora do casco. O seu induzido é o eixo propulsor, que possui hélices de passo fixo, desta forma o sentido e a velocidade da hélice é controlado por um inversor de frequência. Esta tecnologia é extremamente eficaz na manobrabilidade da embarcação e sua potência pode atender aos mais variados tipos de embarcações.
Propulsão por AZIPOD
Sistema
de Propulsão AZIPOD em um Navio
Sistemas
Azipod usados em navios é uma combinação dos sistemas de direção e propulsão. No
sistema de propulsão convencional, um grande motor de dois tempos é conectado
ao eixo, o qual atravessa um túnel via tubo telescópico e se conectar ao hélice
pela parte externa do casco na popa do navio. O sistema de manobra (maquina do
leme) de tal sistema é feito com o auxílio de um leme localizado atrás do
hélice.
No
entanto, no arranjo azipod, os sistemas de propulsão e de manobra são
combinados e fabricados em uma única peça. O sistema consiste de um hélice o
qual é manobrado por um motor elétrico e o hélice é girado pelo leme que é
conectado ao sistema.
O
motor é localizado dentro do casulo selado e é conectado ao impelidor. Deve se
observar que o sistema de selagem deve ser perfeito caso contrário pode danificar
o motor integralmente. O motor utilizado para este sistema é um motor elétrico
de freqüência variável. Usando freqüência variável, a velocidade rotacional do
impelidor pode ser controlada i.e. a velocidade pode ser aumentada ou diminuída.
O termo
POD vem de Propulsion with Outboard Electric motor (Propulsão com motor elétrico
externo. O conjunto completo do sistema azipod é localizado na parte externa do
casco na popa do navio. O azipod pode girar em todas direções i.e. 360 graus
com a ajuda de um leme, e assim fornecer
empuxo em qualquer direção o que não é possível no sistema convencional. O propulsor
no sistema pod é direcionado pelo leme que é colocado no plano de direção.
Entendendo o Sistema
Azipod
OO sistema
azipod e um tipo de sistema de propulsão elétrica que consiste de três
componentes principais:
1) Transformador de Suprimento
A potência fornecida pelos geradores pode ser tão elevada quanto
6600 KV, a qual é reduzida para a tensão necessária pelo transformador de
suprimento e deste é fornecido ao motor disposto no interior do casulo (pod).
2) Motor de Propulsão
O motor de propulsão é utilizado para produzir empuxo ou para
dirigibilidade. O sistema precisa de algum método para girar o impelidor e isto
é feito com auxílio de motor elétrico.
3) Controlador/Conversor de
Frequência
É utilizado para mudar a frequência da potência suprida de
maneira que a velocidade de rotação do motor possa ser controlada dependendo da
necessidade.
Vantagens do Sistema Azipod
1) Maior manobrabilidade já que o impelidor pode ser girado em todas
as direções. Isto proporciona melhor distancia de parda durante as manobras do
que aquela fornecida pelos sistemas convencional.
2) No caso de navios enormes, dois ou mais azipods os quais são
independentes entre si podem ser utilizados. Isto proporciona manobras mais precisas.
3) Economiza-se muito espaço na praça de máquinas já que não existe
motores, impelidores, eixos e outros arranjos. O espaço economizado pode ser
utilizado para mais carga do navio.
4) O sistema pode ser posicionado embaixo do navio promovendo desta
forma mais eficiência do que o sistema convencional.
5) O uso de impelidores lateral (bow thruster, side thruster) pode
ser eliminado já eu os pods podem prover tais esforços lateral.
6)
Vibrações e barulho menores do que no sistema convencional
7)
Baixo consumo de combustível e lubrificantes
8) Amigável
com o meio ambiente já que as emissões são extremamente baixas.
Desvantagens
1)
Sistema azipod requer um custo inicial elevado.
2)
Um grande número de motores diesel são necessários para a produção necessária de
energia
3) Há uma limitação da potência produzida pelo motor. Atualmente as
potências mais elevadas disponíveis estão na faixa dos 21 MW.
4)
Não pode ser instalado em grandes navio com grandes capacidades
de carga os quais precisão de muita potência e grandes motores.
Sistema de Propulsão AZIMUTAL
O azimuth trhuster é um thruster que pode ser retrátil, rebatível, ou
fixo quando usado para propulsão. A máquina motriz fica dentro da
embarcação, poder ser um motor elétrico alimentado por gerador ou um
motor diesel, a hélice pode ter passo variável com
acionamento hidráulico ou fixo controlado por inversor de
frequência, neste caso a máquina motriz será obrigatóriamente um motor
elétrico.
Este tipo de thruster usado como propulsor é mais
simples e mais comum em pequenas
embarcações. A figura mostra um Propulsor Azimuthal fixo com passo
variável.
|
Propulsão AZIMUTAL
|
Sabendo a diferença
entre estes propulsores que chegaram pra acabar com nossos
problemas em relação alinha de eixo (AZIPOD) desde os anos 90,
podemos agora entrar em detalhes.
Você já contabilizou quantos equipamentos este tipo de
tecnologia tira das nossas embarcações? Vamos lá então:
2- Adeus Caixas Redutoras;
3- Adeus Eixos Propulsores;
4- Adeus MCP!
5- Adeus Máquina do leme!
6- Diminuição severa na quantidade de trocadores de calor.
Bem, estas são por baixo as vantagens mais notórias, ainda
temos a redução de vibração, redução da manutenção e
seus gastos associados, redução da emissão de NOX, pois devidos
a modificações nas plantas de geração de energia o sistema atende
facilmente as normais IMO Tier I e Tier II que passou a ser cobrada
a partir de Janeiro de 2011.
Claro que com a saída do MCP alguém deverá suprir
Potência para estes propulsores, neste caso saem os MCP's entram os
MCA's. Como a tecnologia das Motores de Combustão Interna deu
um salto gigantesco, principalmente os motores WARTSILLA considerados hoje
os melhores do mundo, ficou muito mais fácil ter um controle
de emissões de gases associados a tecnologia de injeção eletrônica que
excluiu o Camshaft, o que deu ao motor cerca de 25% mais eficiência.
Alguns vão dizer que esta tecnologia trás outros tipos de
problemas, principalmente problemas eletrônicos, o que
não deixa de ser verdade, mas temos que admitir que as
vantagens são maiores que as desvantagens. Este progresso
não vai parar por conta dos nossos medos ou
despreparos, a necessidade de inovação para trazer as operações das
embarcações maior segurança e rapidez são os principais propulsores desta
tecnologia. Devemos acompanhar este segmento e incluir
um forte estudo sobre isto nas escolas. (Infelizmente sabemos
que as escolas não estão preparadas nem para as
embarcações de 10 anos atrás).
Nesta figura temos
uma idéia da interação do AZIPOD e seus periféricos, como
barramento, sistema de giro, arrefecimento, sistema de selagem,
este último por sinal é de vital importância para a funcionalidade
do equipamento. Imagine se houver contaminação por água salgada
dentro do motor do AZIPOD? Seria o fim do equipamento.
Um detalhe muito conveniente para nós maquinistas é que
aquele procedimento de "preparar a máquina " fica extinto, pois
usando este sistema de propulsão nossa função é
manter o geradores em Stand-By Full Time, pois quando a
embarcação precisar de propulsão basta que o
passadiço dê Start nos Thrusters.
Mas, e com relação a potência desses propulsores?
Meu caro vapozeiro estas belezas podem chegar até 18000
KW com rotação fixa de 170 RPM, ou seja , dois propulsores
nos darão uma potência disponível de 36000 KW ou aproximadamente 48200
BHP.
Alguns navios da DOF já utilizam este sistema aqui no Brasil.
Exemplos são os Skandis Vitóra, Niterói e Santos que possuem esta
tecnologia em funcionamento aliada aos Azimutais e aos Túneis,
proporcionando à embarcação um posicionamento mais preciso, rápido
e eficiente. Estas embarcações realizam serviços onde o posicionamento
estável é de fundamental importância.
A manutenção destes
equipamentos seguem padrões mais razoáveis e com maior relação
entre tempo e utilização. Inspeções podem ser realizadas
internamente a estes tipos de propulsores, facilitando assim um
diagnóstico mais elaborado de problemas. Nos períodos de docagem o
fato simples de não precisar fazer "Puxada de linha de
eixo" encurta o período de docagem, deixando tempo para
outras manutenções.
Continua no próximo blog...
|
Muito obrigada pelas informacões, me ajudou a entender bem para um projeto.
ResponderExcluirMesmo não snedo maquinista foi interessante :)
Sou MO da Marinha do Brasil. Trabalhei a vida toda como condutor maquinista lidando com eixos propulsores, MCP´s, Diesel Geradores e máquina do leme. Esse sistema "azipod" me parece ser muito bom. Pena que não terei mais a oportunidade de trabalhar com ele, pois estou aposentado. Abraços!
ResponderExcluir