CAM, TAM E ASOG: VOCÊ CONHECE A
DIFERENÇA?
Entenda as
principais diferenças dessas ferramentas para uma operação DP
Ter o conhecimento da funcionalidade de cada
uma é de extrema importância para garantir uma operação segura e o cumprimento
das legislações necessárias para sua operação.
Nesse post, você irá conferir as principais
diferenças entres esses três importantes documentos: o CAM, TAM e ASOG.
Ressaltamos que, toda informação aqui contida, foi retirada da IMCA
M 220 Rev.2. Lembrando que a IMCA M 220 sofreu sua segunda revisão em
janeiro de 2021.
CAM
Em inglês significa Critical Activity Mode. Ou seja, seria a definição do modo
mais crítico de atividade da embarcação. Ele define a configuração mais
tolerante a falhas em um sistema DP e equipamentos correlatos. As embarcações,
no geral, possuem apenas um modelo de CAM, e para embarcações com DP classe II
ou III, ele assegura que a embarcação não exceda seu WCFDI (Worst Case Failure Design Intent).
CAM x CAMO:
CAM é a ferramenta propriamente dita e o
CAMO é a tabela de consulta do CAM.
TAM
Em inglês significa Task Appropriate Mode. Seu propósito é bastante similar ao
CAM, porém, ele é formulado para operações que podem correr um certo grau de
risco, não causando danos para a tripulação, embarcação, meio-ambiente ou
adjacências.
No
geral, o TAM é aplicado quando a análise de risco assegura que as consequências
de exceder o WCF (Worst Case Failure)
da embarcação são aceitáveis e seguras.
As
duas principais razões para se operar em TAM são:
–
Maior economia de combustível e
–
Economia de equipamentos enquanto operando em DP.
Exemplo
de utilização do TAM: embarcação em DP fora da zona dos 500m
O
layout de uma tabela TAM é bastante similar com a CAM. A seguir, confira um
modelo de uma tabela CAM/TAM. Ela possui indicação de apenas duas cores: verde
e azul. Sendo verde o status normal e azul o status consultivo.
ASOG
Ferramenta
utilizada durante uma operação DP para estabelecer os limites operacionais de
acordo com a performance dos equipamentos da embarcação e condições
climáticas.
Diferentemente
do CAM, uma embarcação pode possuir diferentes tipos de ASOG para cada tipo de
operação, unidade, campos e afins.
O
WSOG (Well Specific
Operating Guidelines),
FSOG (Field Specific Operating
Guidelines) e LSOG (Location
Specific Operating Guidelines) são documentos de conceitos equivalentes ao
ASOG, porém aplicados para setores específicos do offshore.
Para
efetuar a elaboração do ASOG, os seguintes itens devem ser verificados:
–
A capacidade técnica da embarcação para sua atividade específica;
–
Identificação do CAM/TAM da embarcação (se aplicável);
–
Compreensão da capacidade de manter posição da embarcação seguindo seu pior
caso de falha (WCF);
–
Condições do meio ambiente em relação ao local de operação;
–
Consequências de perda de posição ou aproamento.
A
seguir, confira o modelo de uma tabela ASOG. Ela possui indicação de 4 cores
para 4 status distintos. Sendo eles:
Verde
– Operação normal
Azul
– Status consultivo
Amarelo
– Status degradado
Vermelho
– Status de emergência
CONCLUSÃO
A
compreensão das principais diferenças entre as ferramentas citadas nesse post
garante a você um maior entendimento da operação DP.
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