Quem sou eu

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A PROFISSÃO DO OFICIAL DA MARINHA MERCANTE ou O OFICIAL DE MÁQUINAS E SUAS ATIVIDADES

Olá, vou descrever aqui as atividades inerentes ao Oficial de Máquinas da Marinha Mercante. Ao final estarei postando a tabela de remuneração atual vigente na empresa que trabalho.



VISÃO GERAL DA MARINHA MERCANTE
Salário atraente, possibilidade de conhecer muitos países, intercâmbio com outras pessoas e culturas, sensação de contribuir com seu trabalho para o comércio exterior e o desenvolvimento econômico, além de um dia a dia que envolve o contato com equipamentos e tecnologias de ponta são alguns dos principais atrativos da carreira de oficial de marinha mercante.

Esse mercado de trabalho está aquecido, tendo em vista o grande aumento no volume de cargas transportadas por via marítima nas últimas duas décadas, no bojo do processo de globalização. No Brasil, em particular, esse mercado de trabalho está crescendo em função dos projetos de ampliação da frota nacional de cargueiros e petroleiros, para fazer face ao aumento da demanda por transportes. Vale lembrar que mais de 90% de nossas exportações e importações são feitas pelo mar.
O mercado também está em expansão por força do desenvolvimento do setor de petróleo off shore (Bacias de Campos e Santos), devendo ganhar a partir de agora um grande impulso em função da prospecção de petróleo na camada do pré-sal. O segmento off shore já vem crescendo a uma taxa anual média de 10% nos últimos anos, mesmo sem a entrada em operação dos poços do pré-sal.
Assim como os grandes cargueiros portacontêineres, os graneleiros, as embarcações de carga geral e os petroleiros, os navios de apoio às plataformas de petróleo são tripulados por oficiais de marinha mercante. De acordo com o Sindicato Nacional dos Oficiais de Marinha Mercante (SINDMAR), entidade que reúne cerca de 7 mil associados em todo o país, o mercado de trabalho tem capacidade para empregar cerca de 300 novos profissionais a cada ano, sem risco de déficit ou gargalo.
As perspectivas tendem a melhorar. A Transpetro – maior armadora nacional – tem em encomenda cerca de 26 petroleiros, navios que demandarão novos tripulantes. A cabotagem – navegação entre portos nacionais – e o longo curso também apresentam perspectivas de crescimento, já que a crise global iniciada em 2008 começa a ser superada.


A FUNÇÃO DO OFICIAL DE MÁQUINAS - O Brasil é signatário de acordos internacionais (incluindo as regulamentações da Organização Marítima Internacionalque obrigam à formação de oficiais para desempenhar as funções inerentes à tecnologia mecânica existentes em navios mercantes. Veja isto como necessário a existência de um quadro funcional com especialização em máquinas e motores marítimos. Mas, como vimos no artigo anterior, o motor marítimo não é nada mais do que um motor Diesel tradicional a 2 tempos, normalmente, em grandes dimensões, arranjado numa imensa praça de máquinas junto a diversos equipamentos auxiliares.

A função do oficial de máquinas é ter o conhecimento necessário e aplicá-lo à boa condução deste motor e dos equipamentos auxiliares como os sistemas de vapor, quando utilizados, os sistemas de óleo  para consumo deste motor, os sistemas de lubrificante, produção de água destilada, entre outros. Além desta parte operacional dos sistemas, o Oficial de Máquinas necessita desempenhar as funções voltadas à manutenção preventiva e corretiva destes equipamentos, portanto, desempenha ainda as funções semelhantes à de um mecânico industrial.

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante no Brasil (EFOMM), é uma das melhores do mundo e conta com alta tecnologia.
A formação de profissionais no campo da navegação é completa. A preparação e o ensino vão do auxiliar de convés, ao posto máximo que é de Capitão de longo curso (Comandante), além de oferecer vários cursos de atualização e capacitação do profissional, dando todo suporte técnico e amparo a todas as necessidades ao navegante.
Para ingressar na EFOMM, o candidato deverá ser aprovado no Processo Seletivo, o qual tem início com a inscrição e término com a aprovação no Período de Adaptação e efetivação da matrículo no primeiro ano do curso.
A partir da matrícula, os alunos passam a receber uma remuneração mensal, cujo valor está previsto na Lei de  Remuneração dos Militares.
Após o ingresso, o aluno da EFOMM poderá cursar:
NÁUTICA - Destinado a formar o Oficial de Náutica, a quem compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; e
MÁQUINAS - Destinado a formar o Oficial de Máquinas, habilitando-o a conduzir e manter as instalações de máquinas do navio.
Todos os outros profissionais da Marinha Mercante também podem chegar ao Oficialato, basta fazer todos os cursos de atualização e ser indicado ao cargo.


Para mais informações visite os sites do CIABA e do CIAGA:

https://www.ciaba.mar.mil.br/
www.ciaga.mar.mil.br/


5 comentários:

  1. Percebe-se no texto uma visão limitada a respeito da profissão de Oficial de Marinha Mercante, principalmente, a de Máquinas. E isto fica claro quando no decorrer do texto o autor reduz o conhecimento de motores a "...nada mais é". OU, ainda, afirma que o Oficial de Maquinas desempenha funções semelhantes a de um "mecânico industrial". A profissão de um Oficial de Maquinas exige uma gama de conhecimentos acumulados em automação, eletricidade, mecânica dos fluidos, termodinâmica, Administração da Manutenção, etc que faz deste profissional um Gestor Técnico de uma planta industrial que navega. Limitar seu conhecimento é desmerecer diversos profissionais e o seu conhecimento.

    Já a soberba de dizer que " a formação do profissional no campo da navegação é completa beira a soberba. Pois não existe graduação no mundo que prepare completamente o discente para o mercado de trabalho. O que lhe fará sua carreira será às experiências vividas, os outros cursos que serem feitos , as especificações, e outros conhecimentos acusados no embarque ou fora dele.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Dizer que é um mercado em expansão tendo como o declínio do setor petrolífero, a invasão de tripulação estrangeira no mercado brasileiro e que o salário é bem atraente estão de brincadeira com a nossa cara só pode. Temos um setor que está crise, onde muitos oficiais e guarnição de convés e máquinas estão desempregados. A verdade é que a marinha mercante é um mercado saturado onde temos muitos profissionais da área e não temos onde empregar tanta gente. E a cada ano as escolas de formação abrem mais vagas e não tem onde colocar os futuros praticantes, que hj eu digo que são futuros desempregados. Saem das escolas com essa péssima informação de que o setor está em expansão, que vc vai conhecer o mundo, vai ganhar muito dinheiro e blá-blá-blá. Eu digo PURA ILUSÃO, tudo papo furado, não procure outra profissão para vê se vc vai conseguir trabalhar embarcado!!!! A marinha mercante já foi muito boa, uma ótima opção de emprego mas nos dias de hj que está em decadência e onde a invasão estrangeira tomou de conta, sua glória ficou apenas num mero passado.....

    ResponderExcluir
  4. Um pouco simplista e abrangente demais. Quamdo se fala em Transpetro e novos 26 petroleiros, dá-se a falsa impressão de muitas vagas para os novatos, o que não é verdade. Dos 26 novos navios, apenas 10 já foram entregues (menos de 40%) André Rebouças, Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares, João Cândido, José de Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda, Celso Furtado e Anita Garibaldi, o que perfazem 30 vagas para Oficiais de Máquinas e outras 30 para Oficiais de convés e passadiço. Todos concursados e experientes! diga-se de passagem.
    Quanto à alusão do Oficial de Máquinas desempenhar funções semelhantes a de um "mecânico industrial" não está errado, porém suas funções não se limitam a tal! Um Oficial de Máquinas da Marinha Mercante, é bacharel em Ciências Náuticas, com graduação de nivel superior, homologado pelo MEC e Concelho Federal de Educação, equiparado à Engenharia de Processo.
    Tem profundo conhecimento e habilitação para a manutenção e condução de todo equipamento de um Sistema Marítimo de Produção. Muito mais do que operar uma planta de processo em terra.
    Funções administrativas, recebimemto de provisões, controle e tratamento de água potável, dejetos, geração de água doce e vapor. Caldeiras, resfriadores, Câmaras frigoríficas e ar condicionado, bombas de carga, incêndio e lastro, máquinas de laborar, cabos de aço e ancoragem. Chamar um Oficial de Máquinas de "mecânico industrial" é o mesmo que chamar uma médica pediatra e obstetra de "parteira".

    ResponderExcluir
  5. Fico triste em pensar que alguém possa ter tamanha falta de conhecimento ao comentar sobre as competências de um oficial de máquinas, mas talvez seja por isso que exista tanta desvalorização por parte das empresas a um profissional qualificado como um oficial de máquinas e ou náutica.

    ResponderExcluir